Site Exclusivo do Cooperado Saúde Sempre Online
Unimed Online Unimed Belo Horizonte
 

8 de março de 2013 - Edição nº 96

Nossa Unimed

Unimed-BH inaugura Centro de Promoção da Saúde na avenida Pedro I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com uma cerimônia prestigiada, a Unimed-BH entregou, no dia 28 de fevereiro, o novo Centro de Promoção da Saúde – Unidade Pedro I, sua sétima unidade ambulatorial na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O prédio que abriga a unidade leva o nome do Dr. José de Laurentys Medeiros, médico cooperado fundador da Cooperativa e falecido em dezembro de 2012. O evento de inauguração contou com a presença de cooperados, membros do corpo clínico e colaboradores da Unimed-BH, dirigentes do Sistema Unimed, além de parlamentares e autoridades do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte.

A abertura do serviço aos clientes está prevista para 18 de março, com a oferta de consultas com hora marcada em 15 especialidades médicas, exames laboratoriais e de imagem, além de espaço de cuidados integrados ao paciente, com ações de incentivo ao autocuidado e promoção da saúde. Com capacidade para 46 mil atendimentos por mês, a unidade, localizada na avenida Pedro I, 2.840, bairro Planalto, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Cooperação e investimentos

Em discurso para mais de 300 pessoas, o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas, explicou que o CPS – Unidade Pedro I será a maior unidade ambulatorial da Rede Própria e que o investimento de R$ 48 milhões no novo serviço segue a diretriz de oferecer assistência qualificada para mais de 390 mil clientes que residem no Vetor Norte, além de criar opções de trabalho para o cooperado. O presidente também destacou os avanços da Cooperativa, que praticamente dobrou o número de clientes em carteira ao longo de sete anos e hoje tem mais de 1,14 milhão de pessoas assistidas.

Para Helton Freitas, o que torna a Unimed-BH diferenciada é o crescimento de forma sustentável: em 2012, por exemplo, a Rede Própria já respondia por 37% da demanda por atendimentos de urgência e emergência, 21% das internações e 14% das consultas eletivas. Para o presidente, a razão desse avanço é a cooperação. “O que um médico sozinho em seu consultório não conseguiria fazer, mais de 5,3 mil médicos cooperados, trabalhando juntos, podem realizar”. Ele agradeceu, ainda, o empenho das equipes e dos fornecedores para concluir as obras da nova unidade, que, segundo ele, “tem o jeito de ser e de acolher da Unimed-BH”.

Reconhecimento

O vereador de Belo Horizonte e também cooperado da Unimed-BH, Alexandre Gomes, revelou que, em meados dos anos 1990, um grupo de 40 médicos do antigo Hospital Dom Bosco decidiu investir na construção de um hospital de mais de 100 leitos na região de Venda Nova. As obras foram paralisadas, e o grupo chegou a receber proposta de investidores paulistas para transformar o prédio em um centro de educação. “Mas no nosso coração queríamos que este local fosse um serviço de saúde. Agora, esse sonho vivido por 40 médicos está sendo concretizado pela parceria e a união de todos os cooperados da Unimed-BH”, comemorou.

O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Scucato, reconheceu a Unimed-BH como “modelo de cooperativa”, que promove qualidade de vida para os clientes e aplica bem os seus recursos. Quem concorda com essa opinião é o presidente da Unimed Brasil, Eudes de Freitas Aquino, que parabenizou a gestão da Unimed-BH pelo empreendedorismo e a preocupação de ir ao encontro das necessidades de seus clientes, implantando os serviços de qualidade, em localização estratégica para o paciente. “Somos admiradores da Unimed-BH”, afirmou.

O secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira, destacou a importância de promover a expansão da assistência, descentralizando os serviços de saúde da região hospitalar, e elogiou a competência na gestão da Cooperativa. De acordo com o secretário, “a Unimed-BH tem capacidade de lidar com as necessidades latentes em nossa realidade, empregando recursos para oferecer assistência qualificada, além de gerar emprego e renda na cidade, ao resgatar um prédio como este, com uma obra inacabada, para levar mais saúde à população”.

Homenagem

No discurso em homenagem ao Dr. José de Laurentys Medeiros, o médico e também fundador da Unimed-BH José Rafael Guerra Pinto Coelho destacou sua trajetória marcada pela bondade e a relação exemplar com os pacientes. “Era uma pessoa agregadora, um conciliador, com reputação respeitável e forte espírito associativo”, lembrou. José Rafael Guerra desejou que o exemplo do Dr. Laurentys inspire a todos os que irão trabalhar na nova unidade. Na mesma linha, o também médico José de Laurentys Medeiros Júnior, que recebeu a homenagem em nome da família, agradeceu o reconhecimento e ainda o apoio prestado pela Cooperativa durante o período em que seu pai esteve doente.

 

Edições Anteriores
Outras Notícias